segunda-feira, 1 de setembro de 2008

September Song....

Veio à mente agora , lindos acordes dessa canção de Setembro, tema de um filme antigo hollywoodiano...e , então , embarquei nessa canoa que desliza tranquila em águas do passado, mas que não perde a direção do presente , nem a bússola do futuro...tudo ..porque olhei para o calendário em cima de minha mesa e ele escancarava setembro...e como estou saudando a todos os meses do ano...zás!!! De imediato, minha alma impregnou-se das cores e odores da primavera que já vem se anunciando...
A data que mais me marca é o dia 14 ...pois foi nele...nos idossss anos 67 que nasceu....saindo de minha barriguinha a Ileizi Luciana, minha primogênita, linda...fofa...olhos negros enormes circundados por longas pestanas...cabelinhos tão negros que pareciam azulados...muito cabelo! E a pele..branquinha e corada! parece que foi ontem...e este fato mudou-me muito, pois senti que a partir dele...tudo que eu fizesse, ou conseguisse seria para dividir com ela! Hoje , mulher feita, mãe da linda Yolanda, eminente doutora na área de Sociologia, atuante na Universidade Estadual de Londrina, eu tenho o maior orgulho de ser sua mãe! Só que ainda enxergo através do véu diáfano do carinho materno...aquela menina...aquele bebê que eu amamentei, troquei, carreguei no colo..e muito! pois sou mãe que mima e não estraga! Penso eu...mas é gostoso fazer esta retrospectiva e beijar suas bochechas coradas, e sussurrar em seus ouvidinhos, como se fosse uma fada premonitoria..." você vai crescer em graça e sabedoria, minha bela...vc vai vencer seus obstáculos, porque eu sempre estarei ao seu lado ajudando, suavizando sua estrada na medida do possível...você vai conhecer o Luís , vai se apaixonar..casar e me tornar a vovó mais feliz do mundo"
No entanto, isso são apenas divagações de uma mãe amorosa e de uma imaginação fertilíssima...mas que retratam toda essa alegria e paz que sinto quando está chegando o aniversário da Ileizi, que é minha filha e uma maravilhosa amiga com a qual eu posso dialogar de mulher para mulher!!!
Assim...ao som de September Song vou tecendo este texto com tão gratas lembranças...que além dessa ..emergem saudades de setembros longinquos..lá em Marília..festas da primavera, desfiles cívicos, semanas cheias de amor à Patria, estimuladas pelas irmãs do Colégio e professores..será que até hoje fazem isso? Nós levávamos a sério o hasteamento da bandeira, o Hino Nacional, nossas mães caprichavam nos uniformes de gala...havia um civismo puro ...creio que os professores deveriam incentivar tal comportamento ...quem sabe não ajudaria a minimizar este estado de descaso que impera, fruto de tanta corrupção e desmandos...não sei...são apenas elocubrações da mente que se aventurou de novo nesta canoa..que segue cantando rio abaixo!!!

2 comentários:

Anônimo disse...

Querida Mama, obrigada!
Voce faz a cronica de nossaas vidas e isso nos ajuda a lembrar quem somos e de onde viemos. A cabeça pensa onde os pes pisam! já dizia Paulo Freire.
Minha cabeçona pensa a partir de seu ventre e do habitus que construiu cuidadosamente em nosa educação sempre amorosa e forte.
bjos, ZI

Helô disse...

Amiga! quem está sem folego sou eu!
Depois que vi seu comentário no blog, que amei por sinal, resolvi voltar a ler hoje e percebi( vivo no mundo da lua , nuvens)rsrs que vc tinha" seu blog". Desculpe mas sou loira lembra? lindo! lindo! tudo que li me emocionou...
voce é artista! Continue assim
saudades de vc
beijos