domingo, 1 de junho de 2008

O debut de Junho....

Falar na rapidez com que o tempo se escoa, torna-me repetitiva...mas hoje me espantei ao pensar que meio ano já se esvai pelas brumas desse tempo tão cantado e decantado no desenrolar da História...Mas fiquei feliz...mais um junho na minha vida! Mês consagrado a Jesus, ao seu Sagrado Coração...nossa, isso significa muito Amor, o Amor apaixonado que Deus tem por nós...
Este é o sexagésimo primeiro junho de minha vida...e de todos eu tenho recordações consideráveis...umas tristes, outras felizes , porém todas muita sólidas guardadas hermeticamente em meu inconsciente...às vezes elas fogem e conseguem emergir em minha memória com cores tão vivas que quase consigo me transportar no tempo e no espaço...
Na infância, em minha querida terra natal Marília...terços e novenas aos Santos homenageados...Santo Antônio, casamenteiro, São João, S.Pedro e S.Paulo...fogueiras, fogos, quadrilhas...meus pais faziam uma festa maravilhosa na época, e minha casa se animava e se coloria de bandeirinhas multicores..ainda ouço o som dos velhos discos na vitrola, do sanfoneiro contratado...ainda sinto o cheiro dos bolos de fubá de minha mãe, dona Maria..até hoje não consegui fazer um igual ao dela...cheiro de pipoca, quentão e mil aromas que se chamam saudades...Vejo..sim consigo enxergar o Padre Walfredo, saudoso em sua batina preta puxando a quadrilha com minha irmã mais velha, a Neuza...Quanta pureza e alegria...Meu pai organizando o levantamento do mastro dos Santos..enquanto a fogueira crepitava quentinha..e ao seu redor...casais enamorados e crianças com fósforos de cor e traque...Tão simples ser feliz..creio que foi nessa época que aprendi isso...que a pureza e o amor da familia e dos amigos são a tônica para uma vida bem vivida...aprendi que o dinheiro não compra toda a beleza de uma familia que se ama e se ajuda...
No Sagrado, o Colégio onde estudei o tempo todo ..as Irmãs faziam novenas, quermesses onde muitas de nós encontraram seus consortes..minha irmã mesmo, a Maura encontrou o querido e saudoso Mário, meu cunhado..numa dessas quermesses..e justamente,eu..quem levava e trazia os famosos correios-elegantes..servi de Cupido, creio...ainda bem que deu certo...levavamos flores ao altar e fazíamos as orações com os corações puros e alegres...creio que foi ai que minha fé cresceu..aumentou..e a figura de Jesus e de Maria se tornaram imprescindíveis em minha vida...Junho...quanto recuerdos....
Dia dos Namorados...festejei muito com os poucos namorados que tive...só dois..Waldomiro, o primeiro amor...e Oswaldo com quem me casei...momentos de ternura que ficaram cravados em minha alma...estão tatuados pois fizeram parte da construção dessa Margaret que sou hoje...lembro-me agora de um fato cômico...eu tinha uma turma de amigas e éramos muito unidas..uma vez, no primeiro ano Clássico...no alto de nossos quinze anos..não tendo namorado, ou seja..estávamos todas...umas 12 amigas solitas..então instituimos nesse dia, o dia das sozinhas ...faziamos amigo-secreto..porque era importante ter o presente..faziamos uma festinha, cada uma levava um prato e um refrigerante..e la íamos nós festejar... festejar a nossa mocidade e alegria...e torciamos para que no próximo ano, pelo menos uma de nós tivesse seu príncipe de verdade..naquele tempo ainda se acreditava em príncipes...só depois veríamos que eles possuiam pés de barro e que para virarem sapos faltava pouco...
No entanto, o importante era celebrar a vida.. o momento...e eu consigo ver agora os rostinhos lindos da Vera Fonseca, Helena Macul, Ileizi, Regina, Terezinha, Marilda, Yara Gervásio, Heleninha...enfim amigas da infância e da adolescência que ainda perduram em minhas memórias e têm lugar cativo em meu coração...Voltávamos tão felizes para casa, ostentando os singelos presentinhos..sem mágoas por não ter namorado...ms esperançosas de um dia alcançar o verdadeiro amor...
Muitos junhos despencaram pelo despenhadeiro do tempo...algumas conseguiram e conservaram..outras...como eu...tiveram que trilhar outros caminhos, abdicar de sonhos..ate encontrarmos alguém que nos complete...porém isso não significa frustração e sim aprendizado...sei que houve lágrimas, tristezas, dores...mas a lembrança vívida de um tempo tão puro e ingênuo evoca que tudo colaborou para a construção de nossa história...mesmos os príncipes que caíram de seus cavalos brancos nos ajudaram a sermos melhores...a sermos mulheres...agora maduras e que sabem que a monarquia já passou...príncipes nunca mais..mas homens de verdade que sabem nos amar, compreender e se encantarem com uma música, com uma flor, ....e que saibam enxergar além do tempo...através das rugas que contam com loquacidade a mais bela História de Amor!!!

Nenhum comentário: