quinta-feira, 6 de março de 2008

Máquina do tempo...

Falar sobre a brevidade da vida parece fácil, lugar-comum...talvez...mas é muito mais complexo do que pensamos, sou apaixonada pelo tempo, o tempo passado, o que será o futuro e o presente é realmente ...um presente! Interesso-me por física quântica e pelos estudos dos físicos que por ele se interessam...desde pequena amava aqueles romances e filmes que tinham máquina do tempo, onde as pessoas entravam e com o aperto de um botão....zass..lá caiam ou no passado , ou no futuro..
O homem sempre ansiou pelo dominio do tempo, pela eternidade, acho linda a palavra em si...eternidade, assim como amo o vocabulo infinito...a primeira é feminina, a outra ...masculina...e ambas se casam no espaço etéreo..cheio de surpresas ...mistérios...mas é nisso mesmo que reside o encanto que tenho pelo tempo...como medi-lo? explicá-lo...dificil mesmo, por isso gosto de me aventurar em sonhos...e é tão bom sonhar bobamente de quando em vez...que eu viajei numa dessas máquinas e fui parar na época de Jesus..e lá me enxergo no meio das muitas mulheres que o seguiam, tento entabular conversa com Maria Madalena, mas ela está apressada ...corre pra alcançar o Mestre! Converso então, com Maria...que como todas as mães se preocupa se Ele comeu os paezinhos que trouxera, se o Seu Manto fora suficiente para agasalha-lo na ultima noite, pois ventara muito...que sorriso lindo a Divina Mãe me mostra qdo eu me ofereço para levar o cesto pesado!!
Depois volto..mais feliz e energizada à maquina e vupt!!! fui parar no Brasil do final do seculo 19
minhas roupas destoavam das elegantes sinhazinhas, filhas de ricos fazendeiros... faço amizade com uma delas que se espanta com meus trajes ,eu explico..era apenas uma fantasia..ela ,entao, gentilmente , me empresta um lindo vestido..o duro foi colocar o espartilho, quase morri sufocada..qtos saiotes, rendas..nossa..ser mulher naquela epoca, nao fora nada facil...os cabelos meio presos por uma bela tiara, olhei-me no espelho e me lembrei de uma foto de minha vovó, qdo mocinha, em Jaú, fiquei parecida com ela..as luvas longas, a saia comprida deixava antever um pouco do tornozelo..e ela sempre me falava que era justamente isso que excitava os homens da época...Oh! Tempos..oh! Mores
Meu despertar foi brusco...lembrei-me de que o presente estava ali pertinho gritando por socorro, meu filho no telefone, que voz linda...a realidade por mais sofrida que seja deve ser enaltecida, pois atraves delas crescemos e evoluimos...porem não custa nada sonhar, imaginar, visitar mundos diferentes....engraçado, eu ainda não "viajei" pro futuro...será por medo, ou apego ao passado? Não sei...uma nebulosa encobre um pouco essa viagem maluca...quem sabe por que eu prefira viver ao sabor das surpresas do presente, algumas boas, outras ruins...e tambem me embalar nas ondas do passado, vivendo outras personagens, outras historias...que se mesclam e me ajudam a encarar o futuro com mais firmeza e ousadia....aliás..lembrando vovó de novo...o futuro a Deus pertence!

Nenhum comentário: