sexta-feira, 29 de agosto de 2008

A finitude da vida...

É interessante observar como nós nos portamos quando o assunto remete para a finitude da vida...cada pessoa reage de um modo...quarta-feira última, estava eu dando uma aula no curso de Enfermagem na área da Comunicação e o assunto em pauta era sobre os cuidados paliativos como doentes terminais, especialmente referindo-se ao câncer...
Os alunos comigo dispostos em círculos, cada um lendo e comentando o texto que expunha a dor de pessoas sem esperança e das famílias envolvidas no contexto do paciente... durante a exposição e debate houve testemunhos fantásticos dos próprios alunos diante do inevitável...é claro que percebi pessoas com o medo dominando o olhar e até temerosas de exporem suas opiniões..pairava um fantasma interessante no ar, sim interessante porque ele não conseguia me assustar...
Aos poucos, após relatos de pessoas que conseguiram passar uma certa calma para quem estava prestes a fazer a última viagem, e de outras que relataram verdadeiros milagres após um tratamento de carinho, amor e fé, a sala de aula mergulhou numa aura mágica...parecia que uma legião de anjos acampara ali para nos ajudar a encontrar a verdadeira luz para suavizarmos as dores do próximo e nossas também, é claro....
Uma aluna surpreendeu-me com esta frase logo no inicio da aula..."fico gelada ,dona Margaret, quando deparo com a finitude da vida!" Olhei para seu rostinho fino e bonito e lhe devolvi o medo por alguns instantes apenas...depois lhe falei sobre fé, esperança, missão de vida, etc. e ela ainda me sorria só com os lábios..os olhos tristes em uma moça tão jovem, me agrediam...então me lembrei de uma mensagem que recebi de meu sobrinho Marcello quando ele terminou sua missão aqui na terra...na verdade, as palavras são de Saint-Exupèri...é mais ou menos assim...."Quando tomamos consciência de nossa existência e de nossa missão , por mais humilde e simples que seja...percebemos um sentido na vida...e poderemos morrer em paz...pois o que dá sentido à Vida, dá um sentido à Morte!" Isso está gravado na lápide onde ele repousa...nunca me esqueço dele e desse ensinamento que ele deixou para nós...um mocinho lindo de apenas dezessete anos!!!
Depois que finalizei a aula com meu próprio testemunho, esse... eu percebi nos olhinhos dos futuros enfermeiros uma luz diferente...um algo a mais que iria os ajudar a lidar com a Vida e com a Morte...

Nenhum comentário: