segunda-feira, 28 de abril de 2008

Explicar o Amor???

Ah! os mistérios do amor...como têm perseguido a imaginação de todos, em especial dos poetas, dos literatos e até dos incautos como eu, como vc...por mais que indaguemos, investiguemos...não é possível chegar a um consenso plausível, porque o amor não tem consenso...no amor foge a razão...se for racional não é amor...é relacionamento!
Camões, nosso bardo lusitano ,em seus célebres sonetos tão bem esboçou os desatinos ...e os caminhos paradoxais do amor, em suas antíteses dá para perceber porque a razão não cabe aí...os nossos poetas românticos tentaram mergulhar o amor no mar etéreo do espírito, no erotismo camuflado, no platonismo imaturo de Casimiro de Abreu, por exemplo...naquele tempo, morria-se por amor...era lindo as moçoilas desmaiarem pálidas diante de seu príncipe encantado!
Vinicius, querido Vinicius...em sua versatilidade nos diz...¨que seja eterno enquanto dure..¨ contrariando...o famoso que vaticina..äté que a morte os separe¨! Estranho paradoxo do amor...diferentes conceitos, diferentes épocas...mas não importa..para mim...ele extrapola qualquer época, pode mudar os comportamentos, o contexto, etc. mas...a essência é a mesma..o coração reage milenarmente da mesma forma...o importante é apenas sentir e deixar-se sentir...pois dado que ele é sentimento, é abstrato.... porem concreto quando adentra em nossa alma e faz o coração bater mais forte...a respiração ofegante....e a mente pode até emburrecer, pasmem, voces...
Não dá para fugir disso...mas o tempo..ah !!! esse senhor maravilhoso e sábio pode interferir e mexer no tabuleiro desse jogo de xadrez, e....mudar o rumo das histórias de amor que se antes pareciam as de Romeu e Julieta, hoje podem ser apenas fotos amareladas em velhos álbuns lembrando que ninguém acertou...ou que todos tinham razão....amor não se explica, não se convida, não se compra...pertence tão somente ao espaço do coração!

Nenhum comentário: